Zoladex é um medicamento da AstraZeneca que contém goserelina como princípio ativo. É indicado para tratar condições hormonais dependentes, como câncer de próstata em homens, câncer de mama em mulheres e endometriose. Fornecido em formato de depósito, possui dose de 3,6mg, garantindo liberação contínua e eficiente do medicamento.
Zoladex é um medicamento produzido pela AstraZeneca que contém o princípio ativo goserelina. É utilizado no tratamento de condições hormonais dependentes, como o câncer de próstata em homens e o câncer de mama em mulheres, bem como em condições ginecológicas como a endometriose. Cada embalagem contém uma solução injetável de 3,6mg de goserelina em um formato de depósito.
Zoladex é indicado para o tratamento de câncer de próstata em homens e câncer de mama em mulheres pré-menopáusicas. Também é utilizado para o tratamento de endometriose e para a regulação da função ovariana em pacientes submetidas a tratamento de fertilidade.
A goserelina, o princípio ativo do Zoladex, é um é um análogo sintético do hormônio de liberação do hormônio luteinizante (LHRH). Ela age reduzindo os níveis de hormônios sexuais no corpo, como a testosterona e o estrogênio, que são essenciais para o crescimento de células tumorais e tecidos hormonais dependentes. Isso ajuda a retardar ou interromper o crescimento desses tecidos e tumores.
Zoladex deve ser administrado por injeção subcutânea na região abdominal. A dose padrão para a maioria das indicações é de 3,6mg a cada 28 dias. A administração deve ser realizada por um profissional de saúde treinado, e o local da injeção deve ser rotacionado para evitar irritação.
Antes da administração, o local da injeção deve ser limpo e desinfetado. A solução deve ser injetada lentamente e em um local limpo. Siga rigorosamente as instruções fornecidas pelo seu médico para garantir a correta aplicação e eficácia do tratamento. Descarte qualquer medicamento não utilizado ou vencido conforme as diretrizes locais.
Os efeitos colaterais comuns de Zoladex podem incluir reações no local da injeção, como dor e vermelhidão, além de sintomas relacionados à baixa de hormônios, como ondas de calor, suores noturnos, e alterações de humor. Em casos raros, podem ocorrer alterações do sistema reprodutivo e mamas, alterações endócrinas e psiquiátricas.
Zoladex deve ser usado com cautela em pacientes com histórico de problemas ósseos, como osteoporose, ou com doenças cardiovasculares. Não é recomendado para uso durante a gravidez. Consulte seu médico para avaliar se Zoladex é adequado para você, especialmente se tiver condições médicas preexistentes.
Não são conhecidas até o momento. Como o tratamento de privação de andrógeno pode prolongar o intervalo QT, o uso concomitante de ZOLADEX com medicamentos conhecidos por prolongar o intervalo QT
Armazene o Zoladex em temperatura ambiente, inferior a 25°C, longe da luz e da umidade. Mantenha fora do alcance de crianças e não congele. Descarte qualquer medicamento não utilizado ou vencido conforme as normas locais de descarte.
Zoladex oferece uma abordagem eficaz para o controle de condições hormonais dependentes, como o câncer de próstata e mama, e para a gestão de endometriose. Ao reduzir os níveis hormonais responsáveis pelo crescimento desses tecidos e tumores, o Zoladex ajuda a melhorar os resultados do tratamento e a qualidade de vida dos pacientes.