Antes de utilizar Clindoxyl, seu médico deve saber se você:
Está utilizando algum outro produto para acne;
Tem qualquer outra condição médica.
Clindoxyl é indicado somente para uso externo. Evite o contato de Clindoxyl com os olhos, lábios, boca e a parte interna do nariz.
Evite o uso de Clindoxyl quando a pele estiver irritada, arranhada, com queimadura solar ou rachada.
Em caso de contato acidental com pele irritada ou com os olhos, boca, lábios ou parte interna do nariz, lave bem o local com bastante água.
Clindoxyl não pode ser ingerido. No caso de ingestão acidental, procure um médico. Você pode apresentar sintomas similares à utilização de um antibiótico via oral (problemas estomacais).
A maioria dos pacientes vai apresentar alguma vermelhidão e descamação da pele durante as primeiras semanas de tratamento. Se a sua pele ficar irritada, você pode usar um hidratante, utilize Clindoxyl com menor frequência, ou pare de usá-lo por um curto período permitindo que sua pele se recupere, e então reinicie o tratamento. Interrompa o tratamento e consulte o seu médico se a irritação da pele for grave (vermelhidão, secura, coceira, ardência ou queimação intensa) ou não melhorar.
Não use Clindoxyl por mais de 12 semanas de uma só vez, sem falar com o seu médico.
Clindoxyl pode tornar a sua pele mais sensível aos efeitos nocivos do sol. Evite o uso de câmeras de bronzeamento/luz ultravioleta e reduza o tempo que você fica exposto ao sol. Você deve utilizar um protetor solar e vestuário de proteção ao usar Clindoxyl.
Clindoxyl pode descolorir o cabelo, bem como tecidos coloridos ou tingidos. Evite o contato com o cabelo, tecidos, móveis ou carpetes.
Os antibióticos podem causar uma condição que resulta em diarreia intensa e dores de estômago. Embora isto seja improvável de acontecer com antibióticos aplicados na pele, se você desenvolver dores de estômago ou diarreia que não melhoram ou são intensas, pare de usar Clindoxyl e contate o seu médico imediatamente.
Até o momento, não há informações que clindamicina + peróxido de benzoíla possa causar doping. Em caso de dúvida, consulte o seu médico.
Gravidez e amamentação
Existe apenas informação limitada sobre a segurança de Clindoxyl em mulheres grávidas. Se você está grávida, acha que pode estar, ou se está planejando engravidar, não utilize Clindoxyl sem antes consultar o seu médico. Ele irá considerar os riscos e benefícios para o seu bebê caso você utilize Clindoxyl enquanto estiver grávida.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Não se sabe se os ingredientes de Clindoxyl podem passar para o leite materno. Um dos princípios ativos de Clindoxyl é a clindamicina. Quando a clindamicina é administrada por via oral ou injetável, esta pode passar para o leite materno.
Caso esteja amamentando, você deve consultar o seu médico antes de usar Clindoxyl.
Se estiver amamentando não aplique Clindoxyl na área das mamas para garantir que o bebê não coloque acidentalmente o medicamento na boca.
Efeitos sobre a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas
Não há estudos para investigar o efeito da clindamicina/peróxido de benzoíla na capacidade de dirigir ou operar máquinas. Um efeito prejudicial sobre estas atividades não seria esperado com base nas reações adversas de clindamicina/peróxido de benzoíla.