16/03/2017 Empresários se reúnem para discutir momento econômico

Primeira edição do evento “Conversa de Empreendedor” foi proposta pela CDL Passo Fundo e pela Rede de Farmácias São João

Na manhã de segunda-feira, dia 13 de março, aconteceu no auditório Geni Prates Brair, localizado no Centro de Distribuição e Operações Administrativas da Rede de Farmácias São João, um encontro entre empresários de Passo Fundo para discutir a atual situação econômica do Brasil.

O evento “Conversa de Empreendedor” é uma iniciativa do presidente da Rede de Farmácias São João, Pedro Henrique Brair, e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo. Participaram do debate mais de 50 empresários, que discutiram e compartilharam experiências sobre temas como: a alta carga tributária cobrada pelo governo, a rigidez das leis trabalhistas e os obstáculos enfrentados pela classe empresarial para resistir às dificuldades impostas pela atual crise financeira.

Segundo o presidente da Rede de Farmácias São João, Pedro Henrique Brair, é importante que a classe dos empresários esteja unida neste momento complicado que a economia do país vive. Para Brair, é imprescindível esse tipo de encontro entre o empresariado passofundense para que sejam expostas dúvidas, experiências, sugestões e iniciativas de adaptação ao momento vivido. “Além da economia do Brasil estar em um momento difícil, a carga tributária atualmente não desperta no empresário a vontade de empreender. Se pensássemos em toda a carga de impostos que nos é cobrada, não teríamos o mínimo de motivação para continuar crescendo a cada dia”, afirma o presidente das Farmácias São João. Brair ressalta que o momento da economia do Brasil reflete a falta de confiança da classe política nacional e a descrença da população.   

Para o presidente da CDL, Adriano Sonda, é papel da entidade promover debates como este para fortalecer a classe empresarial da cidade. ”A CDL tem, ao longo do tempo, desempenhado o papel de promover condições para que o setor produtivo de nossa cidade se desenvolva e cresça com consistência, mas ela é também, uma entidade que acolhe as sugestões dos associados e parceiros, que neste caso foi o presidente da Rede de Farmácias São João, Pedro Brair”, comenta o presidente.

De acordo com ele, ao entender que era o momento certo, a CDL coordenou o Conversa de Empreendedor, que já na primeira edição foi coroada com êxito. “A aceitação foi imediata e as manifestações foram unânimes em realizar periodicamente este tipo de ação, pois queremos contribuir na busca de soluções aos graves problemas brasileiros, o que é do interesse de todos uma vez que, como consequência, haverá uma maior oferta de emprego e renda”, finaliza Sonda. Os empresários presentes, coordenados pela CDL e Rede de Farmácias São João devem formar um grupo de discussão permanente, que se reunirá nos próximos meses para seguir o debate e propor ações e soluções para a classe empresarial.