08/12/2016 São João inaugura novo Centro de Operações em Passo Fundo/RS

A Rede de Farmácias São João inaugurou oficialmente no dia 8 de dezembro o novo Centro de Distribuição e Operações Administrativas da empresa. Tecnologia, produtividade e eficiência são as características do moderno empreendimento que possui cerca de 40 mil m² de área construída, em um espaço total de 100 mil m². Com investimento superior a 100 milhões de reais, a empresa está entre as maiores redes varejistas no segmento farmacêutico, com lojas distribuídas em toda a região Sul do Brasil. O complexo destaca-se por possuir o que há de mais moderno em tecnologia de armazenagem, separação e expedição de mercadorias. Para isso, são utilizados dois miniload trans-elevador (robôs), integrados com sistema WMS, que controla a mercadoria desde o recebimento até a expedição.

O empreendimento conta com um avançado sistema de segurança patrimonial. Catracas de acesso operam através de um sistema biometria (digital) e leitura de massa corporal, evitando a entrada de pessoas não autorizadas nas dependências do empreendimento. A empresa possui ainda, 187 câmeras internas e externas que possibilitam a visualização total do complexo. Através delas, é possível detectar qualquer movimento, ativando automaticamente as câmeras de perímetro, que normalmente estão inertes. Além disso, foram instalados sensores avançados de infravermelho com detecção de fumaça e excesso de calor, disparando um alarme e abrindo automaticamente todas as portas, em caso de emergência.

Dentre as principais tecnologias utilizadas na infraestrutura elétrica, destaca-se a iluminação led dimerizável, que mantém a luminosidade constante, aproveitando o máximo possível da luz natural. O complexo possui também sensores de presença, automação da iluminação, condutores elétrico com material que não produz fumaça, em caso de incêndio, e transformadores a seco isentos de óleo.

O Centro de Distribuição tem capacidade de produção para atender até mil farmácias diariamente. O CD é composto por 25 docas, divididas entre recebimento e expedição das mercadorias, com estrutura de separação para cerca de 20 mil produtos diferentes, mais espaço para armazenamento com 30 mil endereços palettes disponíveis. Tudo isso contribui para que o novo CD da Rede de Farmácias São João seja o mais moderno no segmento farmacêutico atualmente. Segundo o Presidente da Rede de Farmácias São João, Pedro Henrique Brair, a empresa investe na automação, sem deixar de lado a mão de obra humana. Desde o inicio das operações na nova estrutura, foram admitidas mais de duzentos novos colaboradores.

O empreendimento conta com auditório para quinhentas pessoas e um sistema de imagem e som de ultima geração. Restaurante próprio para atender todos os seus colaboradores, e um sistema de climatização que mantém a temperatura constante durante as quatro estações do ano. Para o transporte dos colaboradores são utilizados seis ônibus exclusivos, desde entrada e saída.

No próximo ano, a empresa fará um grande investimento na implementação de um novo sistema integrado de gestão empresarial (SAP), tornando a empresa mais competitiva no mercado, com tomadas de decisões são mais ágeis, concentrando-se apenas em único lugar, impulsionando assim, o crescimento da rede, que tem várias lojas sendo inauguradas neste ano.

A Rede de Farmácias São João possui mais de 530 lojas distribuídas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A empresa conta com cerca de nove mil colaboradores e atende seis milhões de clientes por mês. Dessa forma, a São João já é a sexta maior rede varejista do segmento farmacêutico no Brasil, presente em mais de 200 cidades.